You Are Reading

1

Origem da maquiagem.

PinkJu sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
 Nós usamos maquiagem todo dia mas, só alguns dias atrás me veio uma pergunta até então sem resposta: "Qual a origem da maquiagem?A make vem sendo minha companheira a tempos e ainda nem sei onde ela surgiu!?"
 Com esse peso na consciência lá fui eu em busca de conhecimento para descobrir.Afinal, onde surgiu a maquiagem!?


                                                           ANTIGO EGITO

 E é no antigo Egito que vou encontrar os primeiros relatos do uso da maquiagem.
Os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social e consideravam a maquiagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o Deus -sol.As "sombras" para os olhos eram fabricadas principalmente com metais pesados, dando um tom esverdeado as pálpebras dos nobres.
Outro marco importante para o futuro da maquiagem foi  a distinção imposta pelos egípcios, que a mulher bonita tinha que ter a pele clara.Um bom exemplo foi Cleópatra que se banhava em leite e aplicava máscaras de argila para manter a pele clara.


                                                   DITADURA DA PELE CLARA

 Em Roma, as mulheres abastadas faziam de tudo para ter uma pele branca como leite, desde máscaras com leite de jumenta á maquiar as veias dos seios e da testa com tinta azul para dar aparência de translúcida.
 Durante a renascença italiana as mulheres usavam um produto muito nocivo a pele, o alvaiade ( pigmento branco derivado do chumbo)
 No Japão, do século IX ao XII, período de Heian, a valorização da pele branca era regra geral. Para obter a aparência extremamente clara as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi.Depois, passaram a utilizar uma pasta vermelha na maçã do rosto chamada beni.
 A vida das mulheres só facilitou um pouco a partir do séc.150 aC onde o físico Galeno criou o 1º creme facial do mundo.A base cremosa facial.

 Agora que sabemos um pouco mais sobre nossa querida maquiagem, acho que a partir de hoje todas nós olharemos para nossa necessaire com muito mais carinho não acham!?rs

Kisses kisses bye bye!

1 comentários:

Carminha frufru disse...

Adorei a materia sem ser muito longa mas bem explicativa sobre a origem da maquiagem.
Para as miguxas mais uma curiosidade a palavra cosméticos vem do grego Kosmetikós que significa ¨oque serve para ornamentar¨
Beijo nas miguxas do coração

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Glamour in Pink
Glamour In Pink Adapted by Erick Septimus